24.3.14

Arquiteta Débora Aguiar

Oi pessoal. Tudo bem com vocês ?Como puderam ver pelo titulo, hoje falarei sobre uma profissional de arquitetura que admiro muito...




  Débora Aguiar é formada pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie - SP e está no mercado desde o começo dos anos 90.
  Ela está entre as três profissionais, femininas da área, mais requisitadas do Brasil.
É arquiteta e atua principalmente na criação e conceituação de empreendimento imobiliários, porém os projetos residenciais permanecem como carro chefe de seu escritório, que é considerado um dos maiores escritórios de arquitetura e interiores do Brasil. A atividade do escritório também inclui o desenvolvimento de mobiliário e peças de iluminação exclusivas assinadas pela arquiteta.





  A arquiteta com característica contemporânea, busca nos clássicos a base e o equilíbrio para seus projetos, como a simetria das formas e a iluminação elaborada.




Ela é conhecida por idealizar espaços harmônicos, utilizando tons neutros e materiais naturais. Seguindo um estilo contemporâneo, as decorações de Débora são de uma sofisticação sem exageros.



Projeto de Débora Aguiar traz toques masculinos sem deixar de lado o conforto

A paleta de cores suave, em uma variação de branco e off-White, contrasta com os móveis rústicos – em especial, os de madeira. Para tornar os ambientes acolhedores, ela prioriza o uso de luz natural e integração do verde. A arquiteta também procura dar destaque aos objetos pessoais em seus projetos, como lembranças de família e porta retratos. O resultado não poderia ser outro: decorações atemporais e muito elegantes.



 Lounge da Jabuticabeira para a Artefacto Beach criado por Débora Aguiar

É conhecida pela delicadeza e simplicidade e utiliza em seus projetos tons off-whites e mescas de texturas, buscando a suavidade, luz natural e integração do verde, sempre num estilo chique, confortável e aconchegantes. 
É sempre visível o brilho em cada decoração, há um fechamento de ouro em todas imagens, ela aquece os ambientes ora com a madeira, com a iluminação natural ou com velas ou mesmo com a cor, tudo muito sutil e harmonioso! 



Ambiente da Mostra Black 2012. Os dois andares da Casa do Natural revelam traços limpos, espaços amplos e boa iluminação natural


Débora foi a pioneira no desenvolvimento de projetos corporativos para a área de telecomunicações. 
No Brasil tem projetos assinados nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Bahia, Recife, Natal, João Pessoa, Manaus, Goiânia, Fortaleza e outras. 


A arquiteta Débora Aguiar assina o projeto de reforma desta mansão de luxo em meio à natureza no interior de São Paulo.

Em 2006 iniciou atividades internacionais, quando decorou um empreendimento em Palm Beach (Miami, EUA), em 2009 projetou dois condomínios em Luando (Angola), e em 2011 dedicou-se a um restaurante em Nova Iorque (EUA), a um projeto residencial em Portugal, empreendimentos em Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina). No Canadá, Africa do Sul, Espanha e Emirados Árabes, tem projetos ainda em fase de estudo.




Ela já participou de diferentes mostras e exposições, como Casa Cor, Mostra Artefacto, Mostra Black 2013, em Milão, e WTC Hotel Design Floor by Casa Cor. 
É presença constante nas premiações e mostras mais importantes do segmento.



Mostra Black



O Sky Lounge, criado para a Mostra Black 2013

Com projeto 'Refúgio do Velejador' -  Casa Cor São Paulo 2009- ela  conseguiu  duas conquistas e foi a única arquiteta a receber dois prêmios em categorias distintas no segundo maior evento de decoração do mundo, sendo elas  Melhor Projeto Casa Cor e Projeto Mais Sustentável – a sustentabilidade é o tema do evento.



Refúgio do Velejador

Refúgio do Velejador

Ganhou premio de  melhor ambiente residencial da Casa Cor São Paulo 2012.
Casa do Jatobá
É autora de inúmeros projetos premiados, como Mandarim, Ciragan, Forte do Golfe, Riserva Uno, Saint Martin e Saint Barth, Península, Le Parc, entre muitos outros. Já conquistou também o primeiro lugar em algumas premiações cedidas por empresas como Deca, Luxaflex, Artefacto e Ornare.








"Débora Aguiar se emocionou ao ser eleita autora do melhor ambiente de Casa Cor 2009 com o Refúgio do Velejador. O ambiente também ganhou o prêmio de Mais Sustentável." 

Reuni alguns de seus trabalhos para vocês apreciarem.



Com teto de madeira e bambuzinho, o living de uma casa em São Paulo tem passagem para a área externa pontuada por cortinas leves, que apenas filtram a luz



















Beijos da Tay e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.