23.6.14

Designer de interiores

No post de hoje, eu falo um pouquinho sobre a minha área de trabalho, design de interiores - e sobre o profissional, chamado de designer de interiores.Design de Interiores é a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética, conforto e funcionalidade.



designer de interiores harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios,  procurando conciliar confortopraticidade e beleza. 
Planeja Layout, cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.  Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos, faz o intermédio e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. Pode ser formado por cursos bacharelados, tecnólogos e técnicos com reconhecimento do MEC (ministério da educação) e ABD ( associação brasileira de designers de interiores). 





O designer de interiores é cada vez mais valorizado, uma vez que as pessoas estão percebendo que o olhar desse profissional faz muita diferença no resultado final dos ambientesafirma Ana Maria Kluppel, coordenadora do tecnólogo em Design de Interiores da FatecPB.

Morar numa casa transada ou ter um ambiente de trabalho funcional e bem planejado, deixou de ser privilegio de poucos. Com a proliferação de lojas de decoração e a produção em série de móveis assinados por designers de renome, ficou mais fácil deixar os espaços com jeito de ambientes de mostra de decoração. 

 O designer de interiores propõe soluções que conciliam acessibilidade, iluminação, acústica, conforto térmico, armazenamento de coisas, entre outros. 
O projeto serve para planejar todos os detalhes de um ambiente, com harmonia e técnica. 



 Cada cliente possui um estilo próprio e quer que essa personalidade seja reconhecida em sua casa, local de trabalho ou de lazer e o designer de interiores é o profissional habilitado para essa atividade. 
Seu objetivo nunca será de impor o gosto pessoal, mas adequar o desejo do cliente a critérios técnicos e artísticos para construir ambientes harmoniosos. 
  

Ele cria projetos visando a estética, eficiência, racionalidade, segurança, saúde e conforto. Pesquisa produtos, materiais e equipamentos. Desenha moveis e equipamentos dentro de conceitos ergonômicos. Seleciona fornecedores, organiza planilhas financeiras e logísticas para a execução da obra. Acompanha o desenvolvimento da obra coordenando a ação dos prestadores de serviço e etc. 
Contratando um designer de interiores você aproveita cada espaço da sua casa e ainda economiza, pois evita comprar peças desnecessárias, ou com medidas inadequadas. 



O profissional oferece diversas opções de produtos e preços e é você quem escolhe as que melhor se adaptam ao seu perfil e condição financeira.
 É responsabilidade do designer de interiores formular soluções técnicas e criativas para atender as necessidades de espaços públicos e privados, o que inclui a concepção, a criação, o planejamento, a organização e a execução de projetos.

Primeiramente define-se o perfil do cliente quanto á sua personalidade, seu estilo e suas preferencias.  Antes de começar, o designer de interiores faz um levantamento do local, adapta os elementos existentes e elabora estudos preliminares.  A partir dessas informações ele:


- Elabora uma planta de distribuição dos espaços internos;

- Planeja a circulação;

- Distribui volumes no espaço;

- Sugere eventuais modificações no projeto arquitetônico;

- Representa as soluções em maquete e/ou perspectiva;

- Adapta o projeto à vida útil do produto e dos materiais;

- Representa graficamente soluções para o ambiente;

- Localiza pontos elétricos, de ar condicionado, informática, iluminação e telefonia;

- Especifica materiais considerando normas de higiene;

- Cria peças especiais e móveis considerando a ergonomia;

- Segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas;

- Escolhe escala cromática para o ambiente;
- Orça o projeto.

Essas são apenas as primeiras etapas de um projeto de interiores. Um trabalho extremamente profissional, cujo resultado se traduz em qualidade de vida para você.

Aqui são alguns dos trabalhos em que a maquete eletrônica, o Layout e o projeto de decoração foram todos feitos por mim.

Para ver mais dos meus trabalhos clique aqui 
Beijos da Tay e até o próximo post !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.