9.3.15

Cara nova aos móveis de madeira








Móveis de madeira de boa qualidade não devem ser abandonados na sua garagem ou porão apenas porque têm alguns arranhões ou porque está velhinho. Dê vida nova a peças de móveis velhos e desgastados, ou transforme um móvel comprado nas velharias – com estas dicas para pintura de móveis.


VAMOS AS DICAS:
- Para lixar superfícies curvas, coloque a lixa em um item macio, como em uma meia enrolada.
- Tenha cuidado ao lixar madeira esculpida e pernas torneadas. Lixar demais pode danificar o design.



  1- Remova os acessórios. Use uma chave de fenda eléctrica ou manual para remover puxadores, alças, e qualquer outro acessório removível do móvel. Coloque os itens removidos em sacos rotulados para saber exatamente onde recolocá-los mais tarde.
2 – Lixe a madeira. Use um pedaço de lixa de grão médio ou uma lixadeira eléctrica para lixar a parte superior e as laterais do móvel. Isso removerá a sujeira, verniz, e os resíduos de compostos de polimento e enceramento. Passe a lixa uniformemente em cada parte do mobiliário, de modo que uma área não fique mais desgastado do que o resto.
3 – Repare o móvel. Se a peça tem rachaduras, lascas ou arranhões grandes, agora é a hora de repará-los. Pintar sobre estes tipos de danos irá resultar em uma superfície de aparência desleixada e desigual.
4– Lixe novamente com uma lixa fina. Use uma lixa fina ou um bloco de lixa fina para lixar o móvel novamente. Isto removerá qualquer revestimento restante e igualar as áreas da superfície onde a massa de madeira foi aplicada. Quando você terminar, limpe a superfície com um pano limpo e sem fiapos para remover partículas de madeira e poeira.


5 – Pinte o móvel com primário. Aplicar primário na superfície de móveis de madeira ajuda a tinta aderir e durar por vários anos. Escolha uma cor alguns tons mais claros que a cor que você pretende pintar seus móveis.


6 – Escolha um tipo de tinta. A maioria dos tipos de tinta funciona bem em móveis de madeira; escolha o tipo e a cor que você quer para sua mesa, cadeira ou armário. Considere as seguintes opções ao escolher a sua tinta.
- Para um visual de luxo, de alta qualidade, escolha uma tinta com um acabamento brilhante.
- Casca de ovo ou tinta fosca pode dar uma aparência de móvel “chique”, perfeito para o armário de uma criança ou uma estante na sua varanda.

DICAS PARA LIXAR:

- Lixe em direção ao grão da madeira, e não ao contrário. Lixar na direção contrária ao grão pode deixar arranhões permanentes na superfície.



DICAS PARA PINTURA:


1 – Pinte o móvel. Use um rolo de espuma e um pincel angular de boa para pintar a peça uniformemente. Todos os movimentos devem ser feitos na mesma direção para um acabamento de aparência profissional.
2 – Considere dar um acabamento. A peça do mobiliário pintado pode ser colocada no lugar ou ganhar um acabamento com um selante, cera, ou uma técnica para dar-lhe uma aparência antiga.


3- Recoloque os acessórios. Após a tinta ter secado completamente, use uma chave de fenda para colocar os acessórios de volta no lugar.










DICAS FINAIS:


- Depois de pintar com tintas à base de água, basta lavar pincéis com água morna e sabão. Solventes não são necessários, portanto, esse tipo de tinta é definitivamente mais suave para a pele.
- A cor do acabamento de tintas de qualidade dura mais tempo. Certifique-se de comprar o melhor que você pode pagar, especialmente já que você está pintando apenas uma peça de mobiliário e não todas as paredes da casa.
- Tintas acrílicas à base de água secam mais rápido e com menos odor do que as tintas à base de solvente.






E ai gostaram das dicas ? Deixe um comentário.

Beijos da Tay e até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.