15.7.15

Aglomerado, Compensado, MDP ou MDF



No mercado temos algumas opções de material para a confecção dos móveis. Mas qual é o melhor para sua cozinha ? Qual utilizar em seu projeto ?


O mercado dispõe de várias opções de materiais para armarios de cozinha. O mais utilizado hoje em dia é o MDF, que possui ótima qualidade e é muito bonito.


O MDP é um painel de partículas de madeira aglutinadas em duas camadas finas e uma grossa. Ele tem boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, além disso, a grande vantagem dessa matéria é a resistência quanto à montagem/desmontagem. Possui bastante resistência a grandes pesos.





O MDF é um painel de fibras de madeira que, em placas, são coladas umas sobre as outras. Ele tem o ponto forte da maleabilidade, sendo perfeito para peças com partes arredondadas e contornos, deixando um ótimo acabamento, sem irregularidades. Assim como o mdp, possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta. É muito utilizado em móveis planejados. Não possui muita resistência a grandes pesos.





O Aglomerado é uma chapa com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem. No processo de fabricação são adicionados resina e cola. Após a prensa se transforma em painel de madeira.
Não possui um acabamento dos mais bonitos mas pode receber qualquer tipo de revestimento.
É bastante utilizado na fabricação de móveis de baixa qualidade. Geralmente a montagem é feita com cavilhas e cola pois o uso de pregos e parafusos não é recomendado devido ao risco de ocorrerem rachaduras.




 

O Compensado  tradicional é composto por três ou mais lâminas torneadas, unidas uma perpendicularmente à outra com adesivo ou cola, sempre em número ímpar, de tal forma que algumas propriedades físicas e mecânicas se tornem superiores às de madeira original. É um material confeccionado a partir de madeira seca. Possui muita resistência a grandes pesos.





E falando desse grupo de materiais, vale ressaltar que o aglomerado tem resistência muito inferior ao MDF.
Em relação à umidade, tanto o MDP quanto MDF são vulneráveis a esse tipo de ambiente. Ao absorver a água, as fibras que compõem a chapa incham e o material certamente será danificado (o mdf demorará mais que o mdp e o aglomerado). Por isso, o mais indicado para locais úmidos, como cozinhas, é o compensado.

O importante é evitar o uso de aglomerado.

Para a bancada da cozinha, além da madeira, o granito é a pedra mais utilizada graças a sua resistência e seu acabamento. Outras opções como laminado pecam na hora da manutenção podendo manchar facilmente.

O tamanho é apenas um detalhe quando se fala em cozinha, o ideal é sempre estarem atento as suas necessidades e ver o que realmente não pode faltar em uma boa cozinha.

No final das contas cada um tem seu papel e são excelentes quando usados na aplicação correta.

Espero que este post possa ajudar quem está comprando seu móvel agora.Se tiverem alguma dúvida deixem aqui nos comentários que terei o maior prazer em ajuda-lo na escolha do melhor material para o seu ambiente.


Beijos da Tay e até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.