18.4.16

A ARQUITETURA E A DECORAÇÃO OSTENTOSA DO METRÔ DA RÚSSIA



Vem conhecer e se encantar com a arquitetura e decoração do metrô da Russia.





A Rússia traz em sua história muito mais que o lado soviético do que nos lembramos dos tempos de colégio. Para mostrar toda a opulência e, literalmente, ostentação, o fotógrafo canadense
David Burdeny fez um ensaio extremamente luxuoso das estações de metrô do país.




A construção do metrô de Moscou, um dos mais belos do mundo, não foi uma simples obra de transporte público. Com ele, Stalin queria mostrar até onde a União Soviética poderia chegar, com alto grau de desenvolvimento técnico, industrial e estético que, “teoricamente” – note as aspas -, só poderia ser atingido com o comunismo. Era um símbolo de luxo e poder do Império.





Com inauguração em 1935, foi um dos maiores projetos de transporte de todos os tempos e logo se tornou destino turístico do país. Muitas das estações apresentam bustos de líderes soviéticos como Lenin, ou murais com elementos da propaganda soviética padrão, como o Homo Sovieticus, mas em 1991 com o fim da União Soviética, as estações começaram a perder os nomes dos líderes do período.



Hoje fechado para transporte, David passou um ano no processo de autorização para registrar o interior das estações, e foi o primeiro fotógrafo no mundo a conseguir. Suas fotos estão em exposição no Jennifer Kostuik Gallery em Vancouver.

Confira mais:











Lindos não é mesmo? Não se esqueça de deixar aqui nos comentários qual é o seu preferido. ;)

Beijos da Tay e até mais ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.