11.4.16

Iluminação | Arandelas


Após muitos pedidos, finalmente fiz um artigo falando sobre as arandelas. Confira qual o melhor tipo para cada ambiente e altura ideal.


Adoro a luz de arandelas. Dependendo da peça, oferecem uma luz difusa porém concentrada, sem agredir os olhos e criando um clima gostoso em casa. São bons elementos cenográficos que podem ser usados interna e externamente. Aliás, o melhor lugar para elas são as varandas.
Arandelas devem ser usadas em locais onde a luz não é protagonista. Portanto, não servem em cozinhas, salas de jantar ou escritórios. Locais onde a luz precisa ressaltar aquilo que se vê ou se come. Mas funcionam em ambientes que precisam ser iluminados de forma leve e despretensiosa, como fachadas, corredores, banheiros, varandas e dormitórios.





No caso de fachadas, devem ser usadas em locais de passagem, de forma a conduzir o trajeto. É importante verificar se o modelo escolhido pode tomar chuva e não estraga no tempo. 






Em banheiros e lavabos, devem ser usadas com moderação. A ideia é apenas iluminar a superfície onde fica a pia e deixar o ambiente agradável.







Para a maioria dos casos, a altura ideal de uma arandela é entre 2,00 e 2,20 m para casas com pé-direito normal (entre 2,50 e 2,70 m). Essa regra também vale para banheiros e lavabos, onde existem espelhos. Em dormitórios, arandelas são usadas como luz de cabeceira e devem ser fixadas a 1,00 á  1,30 m de altura, sobre criados-mudos.






As considerações com relação à altura existem a partir de um ponto de vista estético, também. Evite pendurar a arandela tão baixa que a lâmpada possa ser vista. 







A posição da arandela não deve permitir a visão da parte superior da lâmpada, e ser alta o suficiente para proporcionar uma iluminação adequada para executar uma tarefa. Além disso, o tipo de lâmpada escolhida afetará a quantidade de luz recebida. Por exemplo, uma lâmpada com o vidro escuro e o topo coberto costuma fornecer menos luz para a área do que uma com um vidro fosco branco ;)






As regras para arandelas de parede ditam que elas devem ser alinhadas mais próximas do que as luminárias de mesa de cabeceira. O posicionamento deve ser um pouco acima da altura dos ombros e estar próximo o suficiente para que você possa acender a luz  a partir de uma posição sentada na cama.









Se ficou alguma dúvida ou tem interesse em algum assunto que ainda não foi falado aqui no blog é só deixar nos comentários ou entrar em contato por e-mail.

Beijos da Tay e até mais!


2 comentários:

  1. Amei as inspirações Tay!Acho arandelas lindíssimas e dão um toque incrível na decoração, com certEza vou colocar em algum cantinho da minha futura casa!
    Mas além das arandelas, esses quartos estão maravilhosos em menina, fiquei só babando KKKK

    http://rafaellapaixao.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/RafsPaixao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo bem? Arandelas são super charmosas.
      E os quartos estão mesmo né rsrs.

      Beijos da Tay e muito obrigada pela visita .

      Excluir

Participe ! Seu comentário é muito importante pra mim.